Piper's Legacy


Quando achei Celtic River, achei também este outro, cujas espectativas não eram muito maiores do que as do primeiro, mas que também se revelou igualmente fabuloso.
Senhoras e senhores, um disco inteirinho para o deleite dos amantes da gaita de foles. Contrariando os que abominam este maravilhoso instrumento, digo que cada uma dessas músicas merece ser ouvida com dedicação e fascínio.
Aos que não sabem, a gaita de fole não se trata de um único instrumento, mas uma gama de deles, cada um desenvolvido e tocado em um país ou região da Europa; a mais conhecida talvez seja a escocesa, que também é semelhante à da galícia em forma. As melodias, diz a capa, são tradicionais escocesas, mas é perceptível que outras gaitas, principalmente os uillean pipes (irlandesa, ouvida bastante no som dos Chieftains), foram usadas além da escocesa, que é predominante.

Em várias, há um acompanhamento de instrumentos-ambiente, pendendo um tantinho pro neo-celta, ou pro lado Brave Heart, se o leitor preferir. A versão de Greensleeves (música tradicional renascentista, de autor anônimo) é disto bom exemplo.
Se são melodias tradicionais escocesas ou contemporâneas no estilo celta, é difícil dizer. A julgar pelos títulos de cada música, eu diria que o álbum mistura dos dois, mas vale lembrar que muitas vezes uma música é rebatizada pelo artista ou intérprete, principalmente tratando-se de melodias de nomes desconhecidos.

O link do torrent está nos comentários.

Um comentário: