Dance of the Celts - revisado e remontado


É este, amigos, o álbum por que estiveram esperando a vida toda, se esperavam pelo melhor álbum de música celta existente. Nem uma outra compilação, coletânea, álbum de banda única ou show é capaz de superar o som deste álbum/compilação.

Comprei nos Estados Unidos este tal de Dance of the Celts, cuja capa era essa aí e cujas músicas eram muitas das incluidas nesta compilação.
Umas acabaram sendo retiradas e adicionadas ao I Aldar, por exemplo. E muitas foram adicionadas, provenientes de inúmeros álbuns de qualidade inconstante. Outras também datam dos primeiros downloads celtas que fiz, que também originaram I Aldar. Dir-se-ia, com efeito, que trata-se do irmão animado de I Aldar.
O resultado foi uma coletânea homérica do melhor da música celta animada. Imagine o leitor um álbum feito todo de faixas como Catch the Moments as they Fly, de Celtic River (o álbum de aparência questionável, mas que surpreeende pelo conteúdo).

Os intrumentos usados são todos, às vezes com mais destaque em uns ou outros. Há aí um grupinho de faixas que beneficiam bastante o fiddle (nome genérico para violinos, rabecas, violas, etc, andei descobrindo), como The £5 Flute, The Butterfly, Irish Jig, Celtic Fiddle (oh, sim, as músicas que são puxadas de Lime Wires da vida recebem os mais originais nomes).
São usados tipos de gaitas de foles dos mais diversos (vide Piper's Legacy para explicação de gaitas de foles): Leis Lacha e The Hornpipes são performances estarrecedoras desses instrumentos; Irish Dance Music e Accordian Music têm o acordeão como voz principal, The Rosses Highlands a flauta, The Boy in the Gap as cordas, e Windhorse a flauta de pan com fundo em piano, em uma combinação meio neo-celta mas que não desagrada.

Dance of the Celts é uma coletânea que, na maioria dos casos, far-te-á sair a dançar como um Tom Bombadil, ante sua animação marcada, mas que em nenhum momento faz-se desagradável de aturar ou repetitivo (como ouvi algumas opiniões dizerem a respeito de Qëlthlóne). Faz-se também agradável a seqüência de músicas, cujos ritmos formam vales e colinas, alguns mais próprios para, sem cair na calmaria excessiva, desfrutar do descanso entre as pulâncias que uma e outra faixa provocarão.

Convém esclarecer o conceito de reel e jig, que, simplificadamente, referem-se a estilos musicais dancáveis característicos da música chamada folk européia, sobretudo de origens célticas (leia-se: francesas, inglesas, irlandesas, escocesas).
E aproveitando a onda de esclarecimentos, falo dos medleys, de presença reparável neste álbum. Consistem em alglutinações seqüenciais de melodias tocadas uma atrás da outra. Dessa forma, algumas vezes o ouvinte deparar-se-á com nomes extensos, repletos de separações por pontos-e-vírgula, que mostrariam como chamam cada uma das melodias tocadas neste medley.

Ora, se lhes fosse dada a opção de baixar apenas uma de todas as obras apresentadas neste blog, que baixe esta, pois ela contém a melhor, mais genuína e mais bem tocada música celta que já achei e que não acharei tão cedo novamente.

Tá súil agam go mbainfidh tú taitneamh.

Um comentário: