Music of Eire


Eis mais uma gloriosa compilação, das antigas. Seu início remete ao grupinho de músicas que eu achei no Lime Wire, que originou I Aldar e os adendos de Dance of The Celts, que eu ainda estou para postar.

Music of Eire é um disco de música puramente irlandesa, interpretadas por grandes nomes da música tradicional, a saber:
Os Wolfe Tones fazem um som deveras ufanista, enaltecendo seu país e seu Exército Rebublicano, e muitas vezes com uma língua afiada para o lado dos igleses. God Save Ireland, em duas versões neste fabuloso álbum, é o hino não-oficial cantado pelos patriotas irlandeses lá pela década de 20; Come out Ye Black And Tans, também em duas versões, é um ardiloso cântico de provocação ao domínio inglês, e The Orange and The Green é uma (triste?) metáfora cantada por uma espécie de Irlanda encarnada, pressionada e confusa entre a cultura Protestante (laranja) e Católica (verde), representados pelos pais do narrador.
Os Dubliners, que também chegam a fazer este tipo nacionalista anti-inglês (vide Four Green Fields, lamento de uma velha e orgulhosa senhora que perdeu suas terras e não teve todas devolvidas), mas que parecem gostar mais da música tradicionalzona, vide I'll Tell Me Ma e The Wild Rover. Tradicionalzona, essa, que é especialidade dos Chieftains, com sua formação instrumental inigualável, que descreverei em mais detalhes em postagens futuras. Neste álbum sua participação é menor, mas louvosa, principalmente por Ta Mo Chleamnas Deanta (com Van Morrison) e Shady Grove.
Straight Furrow, aquele das cordas e flautas, neste disco contribuem com Spancil Hill (original de Fairmount Hill, vista em The Meanest of Times) e com uma versão aplaudível de Star of the County Down.

Eire, para quem não sabe, é o próprio nome da Irlanda em Gaelige, língua celta irlandesa.
Bom proveito!

Um comentário: