Folque


Não é celta. Não, senhores. É norueguês. Mas lembra. O estilão é a música tradicional do norte da inglaterra. Se Tolkien já poemizou lendas nórdicas, por que eu não haveria de postar sobre esta fascinante banda?
Trata-se dum conjunto de "folk rock" norueguês da década de 70. Este álbum que apresento é o primeiro, o menos "rock" e o mais "folk". Para quem gosta do fiddle, Folque é um prato cheio. As músicas são vocalizadas por uma certa Lisa Helljesen, talentosíssima. Algo semelhante ao banjo, uma guitarra, um violão e uma flauta ocasional, outras variações de cordas e a percursão dão conta do pano de fundo. Em Sjugur Og Trollsbrura e Allison Gross, um rapaz de voz também respeitável faz as vezes do vocal principal, acompanhado por Lisa. Aliás, andei dando uma pesquisada, e descobri ser Allison Gross uma balada a respeito da mais feia das bruxas dos países do norte.
São, na maioria, melodias alegres, porém um tanto frias, como exalassem o clima norueguês típico. É curioso que minha vontade de ouvir este álbum sempre surge em dias muito frios, ou pouco frios e encobertos.
Vale a pena desfrutar deste som exótico, que se diz rock, mas que é mais tradicional nórdico do que qualquer outra coisa.

Nos comentários, um 4shared e um torrent.

Um comentário:

  1. http://www.4shared.com/file/IGKLShq5/Folque__1974_.html

    http://thepiratebay.org/torrent/3522369/Folque_-_Folque_%281974_Norwegian_Folk-Rock_-_320_kbps%29

    ResponderExcluir