Celtic River


Fiz pouco caso deste álbum de nome nada criativo, de capa que induz a lembrança de New Ages podres, que encontrei meio solitário no Pirate Bay. A idéia era mesmo ver se algo prestava entre essas músicas.

Mas, olha...
O álbum venceu qualquer baixa expectativa que eu pudesse ter. A primeira música escancarar-lhe-á o queixo, com a introdução de um espirituoso Fiddle sobre uma base violonosa, seguido de uma flauta majestosa.

As inspirações parecem ser muitas, de quem quer que seja o artista dessas músicas. Dace of The Dee conta com um violão que cheira a Richard Searles. Os diálogos entre flauta e Fiddle remetem a intérpretes de música tradicional irlandesa como The Chieftains. Em Cinnuit, a gaita de foles solo cantarola algo meio escocês, quase lembrando a trilha sonora de Coração Valente, e mais adiante é acompanhado por um piano, que, embora quebre a ambientação puramente celta, introduz outra, diferente, mas não menos interessante. As flautas de Catch the Moments as they Fly e de Warlock's Fife remetem diretamente ao estilo Ian Anderson de flautear.

As melodias são claramente contemporâneas, isto é, não são reproduções de coisas tradicionais, mas nem por isso perdem seu mérito. O estilo celta do álbum chega a beirar o New Age, mas sem jamais desmerecer-se. Ritmos calmos, com base pianística e, quem sabe, um acordeão, fazem uma mistura um tanto heterogênea com os ritmos pulantes de outras faixas; ainda assim, parece ter uma unidade neste conjunto todo, que me impedem de desmembrar impiedosamente este conjunto de faixas celtico-contemporâneas de qualidade bastante interessante, escondidas por trás de um nome-nada e uma capa meia-boca.

O link está onde sempre estará. Dessa vez é um torrent.

Um comentário: