Qëlthlóne


Animadíssima compilação de músicas a priori desconexas, mas inacreditavelmente parecidas. A estrutura delas é, em linhas gerais, a base em cordas (não tenho certeza se é um violão estridente ou uma guitarra elétrica de som primitivo), a melodia na flauta e um ocasional acordeão, também de pano de fundo. São melodias célticas, tradicionais, daquelas que nem se sabe o autor. De duas sei que o intéprete é o Straight Furrow (aquele das músicas flauto-violonosas em I Aldar), e desconfio que o da maioria do resto do álbum também.
Recomendo a flauta de Hills e o flautim de Rakes of Kildare. The Wise Maid apresenta uma gama maior de instrumentos, mesclando flauta, fiddle e acordeão na melodia principal, meio ao estilo Chieftains, com o piano e o violão (ou guitarra) característico deste álbum ao fundo.
Mas falando em característico, vamos falar do que distoa: o hino de independência da Irlanda, God Save Ireland não tem nada a ver com o álbum. Mas eu gosto tanto dele que, poxa, deixa ele aí. Mais a frente postarei uma compilação de músicas irlandesas com mais duas versões desta obra de arte.
O outro distoamento é Reels and Laments, que foi deixado aí por ter, no fundo, algo a ver, e para quebrar esta vivacidade isômera que corre pelo resto.
Na busca de um título, este redator aficciondo por Tolkien recorreu novamente ao élfico. Em Quenya, hlóne é o termo para "som", no sentido de reproduzi-lo ou tocá-lo. Qëlt teria sido uma transliteração da palavra "Celt" para a grafia élfica, mantendo-se a fonética inglesa (sim, em inglês, pronuncia-se "quelt"). O trema no "e" é usado por Tolkien para indicar que a pronúncia do "e" é feita similarmente à pronúncia latina desta vogal, e não à inglesa. Fazendo uma aglutinação que buscou seguir a norma culta do Quenya, cheguei em Qëlthlóne.
A capinha é de autoria própria, com muito orgulho.
Espero que agrade!
O link está nos comentários.

2 comentários:

  1. Boondock Saints Theme é simplesmente a mais épica das músicas épicas já criadas. Simplesmente uma das composições músicas mais bem feitas que eu já ouvi.

    ResponderExcluir