The Meanest of Times


Aos que acham que roquenrou não é música, me perdõem, pois este blog lhes parecerá varzeado a partir desta postagem.
Aos que estão dispostos a acompanhar a idéia de "música celta e derivados" deste redator, apresento-lhes (aos que não conheçem, evidentemente) Dropkick Murphys.

Banda de irlandeses americanos, de Boston, atual, classificada como Punk, às vezes como Punk céltico. Com esta classificação não simpatizo muito. O som é, de fato, pesadão, curto e grosso, como é de praxe ao estilo Punk, mas, lá no fundo, o estilão irlandês tradicional dos músicos dá mais vontade de chamar-lhes a banda de Rock Irlandês.
Enquanto boa parte das composições é própria, o Dropkick faz algumas interpretações de músicas tradicionais irlandesas, como Johnny I Hardly Knew Ya, presente neste álbum.
A formação da banda é provavelmente o mais bacana: duas guitarras elétricas distorcidas, um bandolim ou banjo, um baixo elétrico, bateria, dois vocalistas meio berrantes e piratosos (um deles é o baixista), um acordeão e uma gaita de foles, cujo gaitista també toca flauta e flautim. É de fato uma galera no palco fazendo um som melodicamente irlandês, puxadão no Punk, que quase lembra aquelas músicas que as pessoas associam a piratas (lembrando-se que piratas não ouviam música).

O som de início de The Meanest of Times, Famous For Nothing, já apresenta ao ouvinte uma boa noção da banda: uns acordes de acordeão e sopros da gaita de foles acompanham as guitarras e os dois vocalistas que alternam em seus gritos animados e se juntam nos refrões aos guitarristas e ao baterista, dando a impressão de uma multidão de irlandeses entoando um hino.
O álbum engata a marcha tradicional irlandesa em The State of Massachusetts, minha favorita pessoal, e depois, ao longo do álbum, surtos irlandeses são bem perceptíveis em Flannigan's Ball, Fairmount Hill, Loyal to No One, Johnny I Hardly Knew Ya e Never Forget, mas sempre deixando belos rastros pelas faixas entre essas.

Mais que indicado aos que curtem um som um pouco mais pesado de vez em quando e aos que buscam se animar pra valer com melodias céltico-irlandesas.

Link nos comentários

Um comentário: