I Aldar


Trata-se de uma das primeiras compilações que fiz, e desde que a fiz, passou por diversas transformações, teve músicas adicionadas e excluídas, e recebeu já alguns nomes e capas. Esta seria, talvez, uma versão "definitiva" do álbum; definitiva entre aspas porque nunca se sabe quando encontrarei novos candidatos a este álbum.

O álbum traz faixas com o som predominante de flauta ou flautim, muitas vezes com acompanhamento em cordas, principalmente pela grande contribuição da banda Straight Furrow, cujas músicas encontrei soltas por aí. O violão solo também aparece nas três faixas interpretadas por William Coulter, cujos álbuns na íntegra foram exaustivamente procurados para download grátis, sem sucesso.
Também é marcante o som da gaita de foles, sobretudo das Uillian Pipes, instrumento típico irlandês, como será ouvido em Blackhall Rocks, da Battlefield Band.
Inisheer foi tirada de um disco chamado Dance of the Celts, e mistura de uma forma meio homogênea o som do acordeão e da gaita de foles, com um piano fazendo a base melódica, o que chega a fogir um pouco ao conceito do álbum, mas não o suficiente para que não tivesse sua vaga garantida nele.
A harpa também aparece em faixas como Loch Lomond, como acompanhamento, e em Celtic River, como som principal.

O conjunto faz um som bastante bucólico, relaxante, e melódico. Durante as baixâncias de músicas que compuseram esse álbum, procurei muito faixas ao estilo Senhor dos Anéis. Três músicas são vocalizadas por vocalistas feminias, algo entre Enya, Loreena McKennit e a vocalista da banda Folque, e uma é cantada pelo vocalista da Battlefield Band.

O disco já foi reproduzido ao lado de uma cachoeira, e, diga-se de passagem, foi muito bem apreciado. Recomendo-o, e o considero dos melhores conjuntos de música celta calma.

Link para download nos comentários.

2 comentários:

  1. Ghost of a Rose, Leatherwing Bat, Inn, Cíti Na GCumman, Wedding Gift, Celtic River, entre outras, estão entre as melhores músicas apresentadas nesse blog. Agradam ao gosto de todos.

    ResponderExcluir
  2. Peço que, para o link de download, consultem a postagem mais recente sobre este álbum:

    http://musicaceltadasboas.blogspot.com/2011/06/i-aldar-reedicao.html

    ResponderExcluir