Aqualung


Nada menos do que o grande primeiro sucesso do Jethro Tull, Aqualung foi escrito inteiro por Ian Anderson, com excessão da faixa homônima, escrita por sua então esposa.
Na capa, tem-se a imagem deste tal Aqualung, personagem sobre quem se canta no início do disco. Um pedófilo, talvez, um marginal, uma imagem da podridão da sociedade. O disco, a pesar de deixado claro pela banda não ser um "álbum-conceito", tem aí uma ideologia forte que transita pelas músicas. A saber: Anderson, que se diz algo entre deísta e panteísta, ataca a organização e institucionalização das religiões, culpando-as pelos desentendimentos, conflitos e misérias da sociedade.
O álbum é o primeiro grande sucesso da banda, e contém algumas de suas maiores pérolas, Aqualung, Up to Me, Hymn 43, Locomotive Breath. São algumas das mais fantásticas obras de Ian Anderson, bem temperadas com sua flauta e seu espírito folquico (não confundir com caipira americano, nem com a banda norueguesa), e, principalmente neste disco, com a guitarra elétrica de Martin Barre, que rendeu alguns reconhecimentos de melhores solos de guitarra.
Conta-se que o disco foi gravado no estúdio ao lado do que o Led Zeppelin gravava seu quarto disco.
Vale lembrar, por fim, uma anedota que se conta, de que o Tull tenha ganho o Grammy de 1989 de melhor banda de rock/metal, vencendo o Metallica e seu ...And Justice for All, e criando uma certa polêmica a respeito de não se tratar de uma banda de rock pesado, menos ainda de metal. Em resposta, Anderson teria dito "Well, we do sometimes play our mandolins very loudly". Foram alguns outros prêmios ganhos pelo Tull quando, em 1992, o Metallica ganhou o Grammy da categoria, Lars Ulrich, baterista da banda, teria agradecido, em primeiro lugar, o "Jethro Tull, por não ter lançado nenhum álbum neste ano".

Nos comentários, respectivamente, dispus torrents da versão de estúdio e ao vivo do disco, ambas majestosas.

Um comentário:

  1. http://thepiratebay.org/torrent/5093978/Jethro_Tull_-_Aqualung_%281971%29__Original__%5BEAC_-_Lame_V0%5D

    http://thepiratebay.org/torrent/6208991/Jethro_Tull_%282005%29_-_Aqualung_Live_%28XM_Studio%29_-_lossless_FLAC

    (este live está em FLAC, então recomenda-se o download do Flac Frontened, se o seu media player não reconhecer o formato)

    ResponderExcluir